24.5 C
Brasília
quinta-feira, 11/12/2025

Lula critica Zema e diz que ele não avança

Brasília
trovoada
24.5 ° C
24.5 °
24.5 °
65 %
3.1kmh
40 %
sex
27 °
sáb
26 °
dom
26 °
seg
20 °
ter
19 °

Em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez críticas ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), nesta quinta-feira (11/12), durante o lançamento da Caravana Federativa em Belo Horizonte, que visa aproximar o governo federal dos estados e municípios.

Lula relembrou um vídeo de Zema de fevereiro, onde o governador aparece comendo uma banana com casca para criticar o aumento dos preços dos alimentos. No vídeo, Zema comenta que a banana com casca não é tão saborosa quanto sem, mas que ajuda nesses tempos de alta nos preços.

Lula disse que o programa PAC não foi uma criação sua e que em janeiro de 2023 convocou 27 governadores, incluindo Tarcísio e Zema. Contudo, segundo ele, Zema não participou ativamente, pois ainda precisava aprender a descascar banana. Segundo o presidente, Zema “não vai a lugar nenhum” e que quem não aprende isso não pode querer fazer grandes coisas.

Lula ainda brincou que pode oferecer um curso à distância para Zema ensinar a descascar e comer banana.

No início do ano, diante da inflação nos alimentos, o presidente havia sugerido orientar a população a evitar comprar produtos muito caros, o que foi mal recebido e usado pela oposição para críticas.

Na quinta-feira, Lula cumpriu duas agendas em Minas Gerais: inaugurou o Centro de Radioterapia do Hospital Nossa Senhora das Dores em Itabira e participou da abertura da Caravana Federativa na capital Belo Horizonte, com a presença de ministros e autoridades.

Zema, que é candidato à presidência em 2026 e adversário político de Lula, não foi convidado para os eventos.

Veja Também