21.5 C
Brasília
domingo, 25/01/2026

Lula critica ataque dos EUA à Venezuela como inaceitável

Brasília
nuvens quebradas
21.5 ° C
21.7 °
21.5 °
83 %
1.5kmh
75 %
seg
25 °
ter
26 °
qua
25 °
qui
26 °
sex
19 °

Em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou neste sábado (3/1) sobre os bombardeios na Venezuela e a captura do presidente Nicolás Maduro.

“Os ataques em solo venezuelano e a detenção do seu presidente ultrapassam um limite inaceitável. Essas ações são uma séria violação da soberania da Venezuela e criam um precedente muito perigoso para a comunidade internacional”, declarou Lula.

Ele também afirmou que “agredir nações, desrespeitando o direito internacional, é o início de um mundo marcado por violência, desordem e instabilidade, onde o poder predomina sobre a cooperação global”.

“Nossa condenação ao uso da força está alinhada com a postura histórica do Brasil em conflitos recentes em outras regiões. Essa ação remete aos piores momentos de interferência na política da América Latina e Caribe, colocando em risco a região como área de paz”, ressaltou Lula.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou pela rede Truth Social os ataques ao território venezuelano e a captura do presidente Maduro.

“Os Estados Unidos realizaram com êxito uma operação de grande escala contra a Venezuela e seu líder, o presidente Nicolás Maduro, que foi preso e retirado do país junto com sua esposa”, afirmou Trump.

EUA e Venezuela

No sábado (3/1), os Estados Unidos atacaram várias regiões da Venezuela. O presidente norte-americano Donald Trump garantiu que capturou o presidente Nicolás Maduro.

A Embaixada dos EUA em Bogotá informou estar atenta às explosões ocorridas em Caracas e recomendou que cidadãos norte-americanos evitem viajar para a Venezuela e se afastem das fronteiras com a Colômbia, o Brasil e a Guiana.

Desde o início da ação militar norte-americana na área, alegando combater o tráfico internacional de drogas, as tensões aumentaram. Maduro virou o foco principal das ameaças de Trump, pois é acusado de liderar o Cartel de los Soles, grupo considerado recentemente pelos EUA como organização terrorista internacional.

Lula pediu que a comunidade internacional, por meio da Organização das Nações Unidas (ONU), tome uma posição firme diante desse acontecimento.

“O Brasil repudia essas atitudes e está pronto para incentivar o diálogo e a cooperação”, destacou Lula na rede social X.

Donald Trump acrescentou que a missão foi realizada em conjunto com as forças de segurança americanas e anunciou uma coletiva de imprensa para as 13h, horário de Brasília.

A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, pediu uma confirmação de vida do presidente Maduro. Segundo ela, Maduro está desaparecido. Em face dessa situação cruel, não sabemos onde estão o presidente Nicolás Maduro e a primeira-dama Cília Flores. Exigimos do governo do presidente Donald Trump uma prova de vida imediata de ambos.

Veja Também