19.5 C
Brasília
sábado, 30/08/2025

Lula cria conselho para proteger terras raras no Brasil

Brasília
céu limpo
19.5 ° C
19.5 °
17.8 °
60 %
2.6kmh
0 %
sáb
30 °
dom
29 °
seg
29 °
ter
29 °
qua
22 °

Em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta sexta-feira (29/8) a criação de um conselho dedicado à proteção e à discussão sobre o aproveitamento das terras raras no Brasil. O anúncio foi feito durante a inauguração do Centro de Tecnologia e Inovação Agroindustrial da empresa Acelen Agripark, em Montes Claros, Minas Gerais.

“Eu nunca tinha ouvido falar desses materiais críticos, minerais críticos, terras raras. De repente, apareceram pessoas falando sobre minerais críticos. Eu nem sabia o que eram exatamente”, disse o presidente, em tom descontraído.

“Descobri que esses elementos são extremamente valiosos e que nós nunca tivemos o devido cuidado com eles. Já agendei uma reunião para a próxima semana com o ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia), com o ministro Rui Costa (Casa Civil) e com o Conselho Nacional de Política Mineral para estabelecer um conselho vinculado à Presidência da República. Ninguém irá interferir nos nossos minerais estratégicos”, destacou.

As terras raras são um conjunto de 17 elementos químicos que são difíceis e custosos para extrair. Eles são considerados estratégicos devido à sua utilização em tecnologias como veículos, turbinas eólicas e equipamentos militares.

Mais cedo, o presidente esteve em Contagem, também em Minas Gerais, participando de um evento relacionado a projetos de mobilidade urbana do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Em Montes Claros, Lula acompanhou a instalação de um centro de pesquisa para o uso da macaúba na fabricação de Combustível Sustentável de Aviação (SAF) e Diesel Verde (HVO).

Este projeto privado contou com investimento superior a R$ 300 milhões, dos quais R$ 258 milhões vieram por meio de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Veja Também