Kuala Lumpur – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma brincadeira neste sábado (25/10), ao comentar que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, poderia provar um pedaço do seu bolo de aniversário.
O petista, que completa 80 anos na próxima segunda-feira (27/10), está na Malásia para participar da 47ª Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean). Trump também estará presente no evento.
“Acho que ele pode experimentar um pedaço do bolo”, disse Lula ao chegar ao hotel em Kuala Lumpur.
O presidente brasileiro desembarcou na capital malaia na quinta-feira (24/10) e não confirmou um encontro com Trump, mas acabou se confundindo ao dizer que não sabe onde será realizada a reunião.
Os governos dos dois países ainda não confirmaram um encontro oficial, embora ambos os presidentes tenham manifestado publicamente o interesse em conversar pessoalmente no domingo (26/10).
Antes de embarcar para a Malásia, Trump confirmou sua intenção de se reunir com Lula: “Acredito que vamos nos encontrar novamente, nos vimos na Assembleia Geral da ONU, em breve”, declarou o republicano à imprensa.
Quando questionado sobre a possibilidade de reduzir a tarifa de 50% aplicada aos produtos brasileiros, Trump indicou que isso poderia acontecer, mas apenas “nas condições adequadas”.
Ao sair do hotel para uma cerimônia na Universidade da Malásia, Lula comentou as declarações de Trump: “Espero que isso se realize. Vim disposto a encontrar uma solução. Tudo dependerá da conversa. Sou otimista e acredito que podemos resolver.”
Ele acrescentou: “Não há exigências de nenhum dos lados até agora. Vou apresentar os desafios e tentar chegar a um acordo. Pode ter certeza de que teremos uma solução.”
