13.5 C
Brasília
terça-feira, 08/07/2025

Lula conversa sobre meio ambiente e comércio com líderes internacionais

Brasília
céu limpo
13.5 ° C
13.5 °
12.3 °
77 %
1kmh
0 %
ter
26 °
qua
26 °
qui
25 °
sex
24 °
sáb
18 °

Em Brasília

Rio de Janeiro — Antes da reunião de cúpula do Brics, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dedicou o dia a encontros com autoridades de outros países para tratar de temas como comércio e proteção ambiental. Foram realizados cinco encontros bilaterais no sábado (5/7) com líderes da Etiópia, Vietnã, Nigéria, Emirados Árabes Unidos e China.

As autoridades presentes foram:

  • Primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali;
  • Primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh;
  • Presidente da Nigéria, Bola Tinubu;
  • Príncipe Herdeiro de Abu Dhabi, Xeique Khaled bin Mohamed bin Zayed Al Nahyan;
  • Primeiro-ministro da China, Li Qiang.

Na conversa com o chefe de governo da Etiópia, o presidente Lula ressaltou a importância do multilateralismo e da modernização dos organismos internacionais, temas que tem defendido durante sua liderança no Brics. O primeiro-ministro confirmou a presença na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, COP30, que acontecerá em Belém (PA). Lula também anunciou que enviará uma missão empresarial para ampliar o comércio com a Etiópia.

No encontro com o primeiro-ministro do Vietnã, foram debatidas as relações comerciais e o interesse de firmar um acordo entre o Mercosul e o Vietnã. Também foi assinado um acordo de parceria nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.

Com o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, o foco foi estabelecer um pacto comercial com o Mercosul, visando fechar o acordo até o final do ano, antes da saída de Lula da presidência do bloco. Eles também conversaram sobre os conflitos na região do Oriente Médio e posibles caminhos para a paz.

Durante o dia, o presidente recebeu ainda o presidente da Nigéria, Bola Ahmed Tinubu. Eles discutiram o estabelecimento de voos diretos entre os países para fomentar o turismo e as oportunidades comerciais, além da organização de um fórum empresarial durante a visita oficial de Tinubu ao Brasil em agosto.

Na reunião com o primeiro-ministro chinês, foram abordados temas relacionados ao agronegócio, ciência, tecnologia, fortalecimento do multilateralismo e proteção ambiental. O premiê se comprometeu a acelerar processos para que o Brasil seja reconhecido como livre da gripe aviária e da febre aftosa sem vacinação. Lula solicitou também apoio da China para a implementação do Fundo Florestas Tropicais para Sempre, dedicado à preservação das florestas tropicais.

Veja Também