19.5 C
Brasília
segunda-feira, 20/10/2025

Lula comete erro histórico ao se comparar com D. Pedro II

Brasília
nuvens dispersas
19.5 ° C
19.5 °
18.1 °
95 %
2.6kmh
40 %
seg
20 °
ter
20 °
qua
25 °
qui
26 °
sex
27 °

Em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que os governos dele, somados ao da ex-presidente Dilma Rousseff, fizeram mais obras no Estado do Acre do que todos os governantes brasileiros desde 1988 e até mais do que o período de D. Pedro II. No entanto, essa comparação está incorreta, pois o Acre só passou a fazer parte do Brasil em 1903, bem depois da monarquia ter acabado.

Naquele tempo, durante o governo de Rodrigues Alves, o Brasil assinou o Tratado de Petrópolis em 17 de novembro de 1903. Esse acordo aconteceu depois da monarquia ter sido derrubada em 15 de novembro de 1889, quando D. Pedro II já havia falecido em Paris, em 5 de dezembro de 1891, antes da incorporação do Acre.

Lula ainda destacou que investir no Acre é uma decisão inteligente, porque é pelo Acre que o oceano Pacífico está mais próximo da China do que pelo Atlântico. Ele ressaltou que o Brasil não consegue se desenvolver sem investir na educação e no crescimento das unidades federativas.

Não pensa

Luiz Inácio Lula da Silva criticou o governo anterior de Jair Bolsonaro afirmando que ele não agiu em benefício do povo. Segundo Lula, durante o governo passado não foram construídas casas populares significativas, não houve empregos reais e o país passou por quatro anos de desinformação e ódio, agravando as consequências da pandemia de covid-19.

Essas declarações foram feitas em Rio Branco, durante o anúncio de investimentos governamentais no valor de cerca de R$ 1,1 bilhão para obras no Acre.

Estadão Conteúdo

Veja Também