10.5 C
Brasília
quarta-feira, 16/07/2025

Lula comemora escolha da escritora Ana Maria Gonçalves para a ABL

Brasília
céu limpo
10.5 ° C
10.5 °
10.5 °
87 %
2.6kmh
0 %
qua
26 °
qui
27 °
sex
29 °
sáb
30 °
dom
28 °

Em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) celebrou nesta sexta-feira (11/7) a nomeação da escritora mineira Ana Maria Gonçalves como membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ela ocupará a cadeira número 33, que anteriormente pertencia ao gramático e filólogo Evanildo Bechara, falecido em maio deste ano.

“A Academia Brasileira de Letras fez uma excelente escolha ao eleger Ana Maria Gonçalves como sua nova integrante. Este é um reconhecimento merecido a uma das maiores escritoras da atualidade”, afirmou o petista.

Ana Maria, natural de Ibiá, Minas Gerais, foi escolhida para a ABL com 30 dos 31 votos possíveis, tornando-se a primeira mulher negra a fazer parte da academia. A professora e escritora indígena Eliane Potiguara recebeu um voto.

“A obra de Ana Maria Gonçalves contribui para entendermos a história do Brasil, que infelizmente é marcada por racismo e opressão. O livro ‘Um Defeito de Cor’ foi uma companhia constante durante o período em que fiquei preso injustamente em Curitiba, e sempre recomendo sua leitura. Parabéns, talentosa escritora!”, concluiu Lula.

A escritora é a 13ª mulher eleita para a ABL e a quinta integrante feminina no quadro atual da academia.

O romance ‘Um Defeito de Cor’, mencionado por Lula, é uma das principais obras de Ana Maria Gonçalves. Ela recebeu o Prêmio Casa de las Américas em 2007, e o livro foi reconhecido por críticos selecionados pelo jornal Folha de São Paulo como uma das mais importantes publicações do século 21.

Veja Também