O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) denominou, nesta quinta-feira (11/9), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como um aliado subserviente ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O governador tem se posicionado favoravelmente à votação de um projeto que prevê anistia ao ex-presidente, buscando conquistar os eleitores de Bolsonaro para uma possível candidatura ao Palácio do Planalto em 2026.
Durante as manifestações do Dia da Independência, em 7 de setembro, Tarcísio de Freitas subiu em um trio elétrico e criticou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), dizendo que ninguém mais suporta o que chamou de tirania do ministro.
Lula, em entrevista à Band, destacou que o governador se posicionou claramente a favor de Bolsonaro, mostrando-se como seu subordinado.
O presidente também ressaltou o comportamento contraditório de Tarcísio, que age de maneira amistosa quando está com ele, mas fala negativamente por trás.
Embora ainda não declare oficialmente sua pré-candidatura, Tarcísio de Freitas tem trabalhado para garantir a aprovação da anistia ao ex-presidente, que atualmente está parada na Câmara dos Deputados, sob a presidência de Hugo Motta (Republicanos-PB).
A Primeira Turma do STF condenou nesta quinta-feira Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão, além de outros sete anos relacionados a uma tentativa de golpe contra a democracia.