O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou seus cumprimentos nesta terça-feira (21/10) à Sanae Takaichi, que foi escolhida pelo Parlamento japonês para ser a primeira mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra do Japão.
“Parabenizo a Sanae Takaichi pela sua indicação como Primeira-Ministra do Japão. Brasil e Japão mantêm uma sólida parceria com diversas possibilidades para intensificar nossa cooperação bilateral, que celebrará 130 anos em 2025″, afirmou o presidente em mensagem publicada nas redes sociais.
A conservadora superou o adversário de centro, Shinjiro Koizumi, em uma decisão no segundo turno ocorrida na sede do Partido Liberal Democrata (PLD), em Tóquio.
A nova líder, atualmente com 64 anos, mencionou a ex-primeira-ministra do Reino Unido, Margaret Thatcher, conhecida como a “dama de ferro”, como fonte de sua motivação para buscar um Japão forte e próspero.
Sanae Takaichi possui uma ligação ideológica clara com o ex-primeiro-ministro Shinzo Abe, assassinado em 2022, adotando visões revisionistas parecidas às dele sobre o papel do Japão nos períodos de conflito, postura que poderá gerar impasses com os países vizinhos.
Em uma recente visita ao Japão, feita em março deste ano, Lula trabalhou para intensificar as relações econômicas e comerciais entre os dois países.
Durante sua estada, Lula encontrou-se com o imperador Naruhito e representantes de setores como agronegócio, energia e siderurgia.
No encontro, ele e o primeiro-ministro japonês da época, Shigeru Ishiba, firmaram dez acordos e oitenta ações de cooperação bilateral. Atualmente, o comércio entre Brasil e Japão alcança o valor de 11 bilhões de dólares, mas o Brasil busca ir além da marca de 17 bilhões de dólares registrada em 2011, ampliando o comércio e os investimentos entre as nações.