25.4 C
Brasília
quinta-feira, 06/11/2025




Lula brinca com a altura do presidente de Moçambique na pré-COP30

Brasília
nublado
25.4 ° C
25.6 °
25.4 °
66 %
0.6kmh
99 %
sex
29 °
sáb
29 °
dom
25 °
seg
26 °
ter
20 °

Em Brasília

Na recepção das autoridades internacionais para a Cúpula de Líderes, evento preparatório para a COP30, realizado na quinta-feira (6/11) em Belém (PA), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) protagonizou um momento descontraído ao lado do presidente de Moçambique, Daniel Francisco Chapo.

Ao cumprimentar o líder africano, que mede 2,04 metros, Lula fez uma brincadeira simulando um pequeno salto para tentar alcançá-lo.

Daniel Francisco Chapo é o presidente mais alto em mandato atualmente. A atitude bem-humorada de Lula, que tem 1,68m, gerou risadas na comitiva e repercutiu nas redes sociais, mostrando o lado informal da diplomacia na conferência climática.

Encontrando gigantes

O encontro aconteceu na chegada dos chefes de Estado ao local da cúpula, antes do início das discussões sobre financiamento climático, transição energética e conservação das florestas.

Em postagens nas redes sociais, Chapo ressaltou a amizade e a solidariedade entre os povos e reafirmou o compromisso de Moçambique com a justiça climática e o desenvolvimento sustentável.

COP30 – Unidos por um futuro sustentável

Durante seu discurso na sessão plenária, o presidente moçambicano pediu que sejam honradas as promessas de apoio financeiro internacional e enfatizou a importância de um Fundo de Perdas e Danos efetivo para sustentar os países mais vulneráveis aos impactos climáticos. “As nações desenvolvidas devem assumir a liderança dando exemplo, garantindo recursos financeiros e tecnológicos adequados”, declarou.

Na abertura da COP30, Lula defendeu que esta seja “a COP da verdade”, destacando a necessidade de coragem política para transformar o modelo global de desenvolvimento. “Precisamos adotar um modelo mais justo, resistente e com baixa emissão de carbono”, afirmou o presidente brasileiro.

A conferência reúne mais de 40 chefes de Estado e representantes de mais de 100 nações. Entre os que não compareceram estão os presidentes Donald Trump (EUA), Xi Jinping (China) e Javier Milei (Argentina).




Veja Também