Luiz Inácio Lula da Silva visitou a Refinaria Gabriel Passos, em Betim, Minas Gerais, para anunciar um investimento de R$ 9 bilhões da Petrobras no estado. Esse investimento deverá gerar cerca de 36 mil empregos nos próximos dez anos.
O evento aconteceu na Avenida Refinaria Gabriel Passos, no Distrito Industrial Paulo Camilo Sul, e também marcou a inauguração da primeira usina solar da Petrobras. Essa usina começou a funcionar no final de dezembro e possui 20 mil painéis solares espalhados por 20 hectares, com um investimento de R$ 63 milhões.
A usina tem como objetivo substituir o uso de gás natural pela energia limpa, sendo um exemplo que será seguido em outras refinarias da empresa, como a Rnest e a Replan.
