O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um alerta importante sobre os perigos da inteligência artificial (IA) durante a Cúpula de Impacto da Inteligência Artificial, realizada na Índia. Em sua fala, destacou os benefícios dessa tecnologia, como avanços na indústria, saúde, segurança alimentar e energética, e na comunicação entre as pessoas.
No entanto, Lula reforçou os riscos associados à IA, incluindo o uso para discursos de ódio, disseminação de desinformação, exploração infantil e precarização do trabalho. O presidente também mencionou a necessidade de controle e regulação para evitar práticas nefastas, como o uso de armas autônomas e violência contra mulheres.
Além disso, Lula destacou as iniciativas do Congresso Nacional brasileiro no desenvolvimento de políticas para atrair investimentos em centros de dados e criar um marco regulatório para a inteligência artificial. Ressaltou ainda a importância do multilateralismo para assegurar que a tecnologia seja usada com responsabilidade global.
O evento contou com a presença de autoridades internacionais, ministros brasileiros e líderes de grandes empresas de tecnologia. Na abertura, foram enfatizadas a necessidade de proteger as crianças no ambiente digital e de orientar adequadamente o avanço da inteligência artificial para que se torne uma solução eficaz para os desafios atuais.
O presidente Lula finalizou seu discurso saudando a realização da cúpula em um país do Sul Global, destacando a relevância desse debate em nível mundial e alertando para os perigos do retrocesso no multilateralismo.

