O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizará na próxima segunda-feira (8/9) uma videoconferência com representantes dos países do Brics em resposta ao aumento das tarifas imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Espera-se que os líderes definam uma posição conjunta do bloco diante das medidas tarifárias protecionistas do governo americano. Brasil e Índia, membros do grupo, foram os mais afetados pelas sobretaxas determinadas pelo presidente americano — ambos com taxas de 50% sobre importações.
Nas últimas semanas, o presidente Lula tem mantido conversas com líderes internacionais para fortalecer a resistência contra o tarifaço e intensificar parcerias comerciais.
O chefe do Executivo federal já conversou por telefone com os presidentes da China, Xi Jinping; da Rússia, Vladimir Putin; da França, Emmanuel Macron; e também com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. Recebeu ainda visitas de autoridades do Panamá, Equador e Nigéria.
Em julho, durante a reunião de cúpula do Brics, os membros aprovaram uma declaração que criticava o “crescimento indiscriminado de tarifas” e as políticas protecionistas no comércio internacional. No entanto, o texto não mencionou diretamente os Estados Unidos. Pouco depois dessa declaração, o presidente Trump começou a impor tarifas também a aliados do bloco.