20.5 C
Brasília
sexta-feira, 19/12/2025

Lula afirma que não julga adversários e destaca a importância da disputa

Brasília
nuvens quebradas
20.5 ° C
20.5 °
19.5 °
84 %
1kmh
75 %
sex
24 °
sáb
23 °
dom
24 °
seg
24 °
ter
18 °

Em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta quinta-feira (18/12) que não possui capacidade para julgar seus oponentes ao ser questionado sobre Flávio Bolsonaro (PL-RJ), senador e pré-candidato à Presidência, além de filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Não posso julgar adversários. O que nos resta é competir na disputa. Não cabe avaliar o filho ou o neto do Bolsonaro. Que venham todos quantos quiserem. O que é certo é que conquistaremos a vitória nas eleições […] Uma certeza que afirmo é que a extrema direita não comandará nosso país novamente”, enfatizou.

Recentemente, Flávio confirmou sua candidatura ao Palácio do Planalto em 2026, após obter o apoio de seu pai. Desde então, ele tem sido considerado um dos principais concorrentes do presidente petista para o pleito do próximo ano.

Apesar disso, a tentativa de Flávio Bolsonaro enfrenta resistência tanto de aliados quanto do Centrão e de setores do mercado financeiro, que preferem o nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), como representante da direita.

Lula pré-candidato

Em outubro, durante viagem à Ásia, Lula anunciou a intenção de concorrer ao seu quarto mandato como presidente do Brasil nas eleições do próximo ano. Desde então, o discurso presidencial tem sido mais voltado para o âmbito eleitoral.

Resultados das pesquisas

Uma pesquisa eleitoral feita pela Genial/Quaest divulgada esta semana aponta que o presidente lidera todas as simulações para o cargo máximo do Executivo, inclusive frente a Flávio Bolsonaro. Sem a participação de Jair Bolsonaro, Lula alcança 46%, enquanto Flávio tem 36% na disputa do segundo turno, segundo o levantamento.

Veja Também