13.5 C
Brasília
quarta-feira, 16/07/2025

Lula afirma que cuidar do meio ambiente é para todos

Brasília
céu limpo
13.5 ° C
13.5 °
11.1 °
72 %
0kmh
0 %
qua
26 °
qui
27 °
sex
29 °
sáb
29 °
dom
24 °

Em Brasília

Rio de Janeiro – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta segunda-feira (7/7), que a preservação do meio ambiente não é algo exclusivo de grupos específicos. Esta declaração foi feita após a reunião do Brics ocorrida no Rio de Janeiro.

“A situação do clima é muito grave. Eventos climáticos extremos estão acontecendo e nós não temos controle sobre essas mudanças. Por isso, é fundamental proteger os oceanos e as florestas”, destacou o chefe do Palácio do Planalto.

Lula ressaltou a importância de enfrentar as mudanças climáticas e mencionou desastres ambientais recentes, como os ocorridos no Texas, nos Estados Unidos, e no Rio Grande do Sul, no Sul do Brasil.

“Não se trata de radicalismo, não é algo exclusivo de ambientalistas, universitários ou de grupos específicos. É uma causa para quem acredita na ciência”, completou o presidente.

Bandeira ambiental

Lula assumiu o compromisso com a agenda ambiental, destacando o papel do Brasil na proteção das florestas e dos oceanos. Para reforçar essa pauta no governo, escolheu Marina Silva para liderar o Ministério do Meio Ambiente.

O Brasil também será o país-sede da 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas (COP30), em novembro, evento que reúne líderes globais para discutir estratégias contra as mudanças climáticas.

Apesar de seu compromisso ambiental, Lula tem defendido também a expansão da exploração de combustíveis fósseis, potencialmente aumentando as emissões de gases do efeito estufa. Um dos focos da ampliação é a região sensível da Foz do Amazonas, o que tem gerado preocupações entre ambientalistas.

Veja Também