O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta segunda-feira (24/9) que um possível encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não admite brincadeiras.
Após participar da reunião na Organização das Nações Unidas (ONU), Lula falou à imprensa e, ao ser questionado sobre a reunião com Trump, ressaltou a importância do diálogo.
“O presidente Trump fará 80 anos em junho do próximo ano e eu em outubro deste ano. Sendo assim, sou mais velho do que ele. Somos dois homens de 80 anos e não há lugar para brincadeiras na relação entre dois homens dessa idade. Vou tratá-lo com o respeito que ele merece como presidente dos Estados Unidos, e acredito que ele fará o mesmo comigo como presidente da República Federativa do Brasil”, afirmou Lula.
Para o presidente brasileiro, esse encontro será uma oportunidade para que os desafios enfrentados por ambos os países sejam discutidos abertamente. Ele comentou estar esperançoso em mudar a visão de Trump sobre o Brasil.
“Estou bastante otimista e acredito muito na conexão humana. Creio que muitos problemas podem ser solucionados quando duas pessoas dialogam. Tenho fé no poder persuasivo das palavras. Quero que o presidente Trump conheça realmente a situação do Brasil e saber que informações ele possui sobre o país”, ressaltou Lula.
Lula deixará os Estados Unidos na quarta-feira e tem previsão de chegada a Brasília na manhã de quinta-feira (25/9).
Durante seu discurso na Assembleia Geral da ONU, na terça-feira (23/9), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estendeu um convite para que Lula se encontre com ele na próxima semana.