Fernando Rocha, chefe do Departamento de Estatísticas do Banco Central, anunciou nesta segunda-feira, 26, que as empresas estrangeiras que operam no Brasil enviaram para o exterior um lucro total de US$ 17,995 bilhões em dezembro de 2025, o maior valor já registrado na história. Esse envio elevado contribuiu para um saldo negativo no Investimento Direto no País (IDP) neste mês.
Fernando Rocha explicou que essa situação pode indicar duas coisas: primeiro, que as empresas tiveram um ano de muitos lucros no Brasil; segundo, que estão adiantando o envio de lucros em comparação ao ano passado. Essa análise foi feita durante uma coletiva de imprensa para comentar as estatísticas do setor externo referentes ao mês de dezembro, divulgadas na manhã do dia 26.
Ele comentou também que em dezembro geralmente há uma tendência de envios maiores de lucros para fora do país, por ser um período em que empresas costumam transferir recursos para suas matrizes.
Por outro lado, o valor de lucros reinvestidos pelas empresas ficou negativo em US$ 11,40 bilhões, também o maior registrado na série histórica.
Estadão Conteúdo.
