O grupo Tesla, que fabrica carros elétricos, anunciou nesta quarta-feira (22) uma queda de 37% em seu lucro no terceiro trimestre. Isso aconteceu por causa do aumento de gastos operacionais e das tarifas de importação.
A empresa de Elon Musk teve um lucro líquido de 1,4 bilhão de dólares (7,5 bilhões de reais).
Além das tarifas, o comunicado da empresa destacou que os gastos com reestruturação aumentaram e as receitas com créditos regulatórios diminuíram, o que afetou o resultado esperado pelos analistas.
Embora Tesla esteja enfrentando incertezas a curto prazo devido a mudanças nas tarifas, comércio e políticas fiscais, a empresa informou que está investindo para crescer nos setores de transporte, energia e robótica.
As vendas de carros elétricos nos Estados Unidos aumentaram no terceiro trimestre porque um crédito fiscal federal terminou em 30 de setembro, o que fez os consumidores anteciparem suas compras.
Mesmo assim, as vendas da Tesla têm caído na Europa e Estados Unidos, devido a boicotes e vandalismo contra os veículos.
Apesar do aumento temporário das vendas nos Estados Unidos no último trimestre, os analistas esperam uma queda nas vendas no quarto trimestre.
© Agence France-Presse