Lorenzo Pazolini, de 44 anos, ex-prefeito de Vitória, foi escolhido como novo governador do Espírito Santo neste domingo (25).
Com mais de 92% dos votos apurados, ele conquistou 51,98%, superando o atual governador Ricardo Ferraço, que obteve 48,01%. A vitória confirma a vantagem do candidato do Republicanos, que quase garantiu a eleição já no primeiro turno, quando conseguiu 49,65% dos votos válidos.
Para entender o resultado, o Datafolha analisou os dados do Tribunal Superior Eleitoral por diferentes regiões e tipos de município, o que permitiu prever a vitória de Lorenzo Pazolini.
Durante a votação, o Supremo Tribunal Federal decidiu estender o horário das urnas por duas horas, uma medida inédita que causou certo transtorno em algumas seções eleitorais.
Lorenzo Pazolini tem formação em Direito e já atuou como auditor do Tribunal de Contas do Estado e delegado da Polícia Civil antes de entrar na política. Foi eleito deputado estadual em 2018 e, em 2020, tornou-se prefeito de Vitória, sendo reeleito em 2024 com ampla maioria.
Na campanha, ele se aliou ao Partido Liberal, do qual faz parte sua vice-governadora, e recebeu apoio de figuras políticas importantes como Flávio Bolsonaro e outros representantes do bolsonarismo nacional.
Durante a pandemia de Covid-19, Pazolini ficou conhecido por ter participado da fiscalização em hospitais públicos, um episódio que gerou controvérsia na época.
Assumirá o governo representando a coalizão Paz Para Viver um Novo Tempo, formada pelos partidos do PL, Republicanos e Democrata, com o apoio de outras legendas no segundo turno.
Ricardo Ferraço, que assumiu o governo interinamente em 2 de abril após a renúncia do ex-governador Renato Casagrande, não conseguiu se reeleger. A trajetória política de Ferraço inclui cargos como vereador, deputado estadual, federal, senador e vice-governador.
Nos bastidores da eleição, Pazolini não teve apoio formal dos candidatos à presidência, enquanto Ferraço recebeu o apoio de lideranças do PT.
Outros concorrentes, como Helder Salomão, Breno Barcelos e Rafael Demuner, não avançaram para o segundo turno.


