20.5 C
Brasília
quarta-feira, 22/10/2025

Loja de maquiagem reabre na Ceilândia após operação da Polícia Civil

Brasília
céu limpo
20.5 ° C
20.5 °
17 °
62 %
4.6kmh
0 %
qui
25 °
sex
27 °
sáb
29 °
dom
31 °
seg
23 °

Em Brasília

Um dia depois de passar por uma ação policial, o galpão da IDM Distribuições, unidade da Império das Maquiagens situada na QNM 19, em Ceilândia, segue em funcionamento normalmente. Nas redes sociais, o perfil oficial da loja comunicou que está com promoções e mantendo as atividades normalmente.

“Já iniciamos mais um dia na nossa distribuidora, com atendimento das 9h às 18h. Quem desejar aproveitar, pode vir, temos uma boa reposição de produtos”, afirmou a loja, que também divulgou o cartão empresarial chamado Império Card.

Operação Makeup

Uma operação conjunta da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e da Receita do DF, realizada na terça-feira (21/10), teve como alvo diversas lojas registradas em nome da Império das Maquiagens. A investigação, que dura seis meses, revelou que desde 2019 o grupo vinha atuando irregularmente no mercado de cosméticos não apenas em Brasília, mas também no Rio de Janeiro.

De acordo com a PCDF, empresários e contadores ligados à Império criavam várias empresas que comercializavam maquiagens e produtos similares sem o devido recolhimento de impostos. Para evitar dívidas, transferiam as empresas para ‘laranjas’ e abriam novos CNPJs, repetindo o processo diversas vezes.

Além disso, o grupo adquiriu veículos de luxo e imóveis com os lucros obtidos, sempre registrando-os em nome de terceiros, segundo as investigações.

Ao todo, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão relacionados a suspeitos dos crimes de sonegação fiscal, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e organização criminosa. As diligências ocorreram em distribuidoras, escritórios contábeis e residências nos bairros de Vicente Pires, Ceilândia, Águas Claras, Sudoeste, Taguatinga e Park Way.

A Justiça determinou, ainda, o bloqueio de bens e valores de empresários, contadores e ‘laranjas’ até o limite das dívidas tributárias.

Estilo de vida ostentado

Victor Albuquerque Medeiros, proprietário da Império das Maquiagens, gravou um vídeo logo após a operação, negando as acusações de sonegação fiscal, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e formação de quadrilha apontadas pela polícia.

Em tom de defesa, ele disse: “Quem não tem dívidas que atire a primeira pedra. Tudo depende do tamanho da pessoa ou empresa, mas sempre encaro minhas responsabilidades. Jamais fugi de impostos. O que existe são cerca de R$ 18 milhões em impostos atrasados, que estou quitando.”

O empresário costumava exibir um estilo de vida luxuoso, com veículos avaliados em mais de R$ 1 milhão encontrados em sua residência. Em seu perfil pessoal, compartilhava fotos de viagens a destinos exclusivos e passeios de lancha, ressaltando que cada conquista representava a realização de um sonho.

Esta não é a primeira vez que a Império das Maquiagens está sob investigação. Em setembro, a PCDF recolheu mais de 50 mil frascos de perfumes e outros produtos supostamente falsificados em operação batizada de Trade Dress.

Os investigados poderão responder por organização criminosa, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e falsidade ideológica, com penas que podem chegar a 26 anos de prisão.

Veja Também