Os candidatos aprovados na primeira fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão consultar os locais das provas discursivas a partir das 16h (horário de Brasília) desta segunda-feira (1º).
A prova discursiva ocorrerá em 7 de dezembro em 228 cidades distribuídas por todas as unidades da Federação, assim como na primeira etapa que foi realizada em 5 de outubro.
Cartões de confirmação
Os locais das provas estarão indicados no Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível para cada um dos 42.499 candidatos que passaram da primeira etapa e avançaram para a segunda fase.
O cartão pode ser acessado no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela organização do concurso. Para isso, é necessário informar o número do CPF e a senha única da plataforma digital do governo federal, o Gov.br.
A lista dos habilitados foi divulgada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) em 12 de novembro e está acessível no site da FGV.
Além dos locais das provas discursivas, o cartão informa o número de inscrição, data, horário e número da sala onde o exame será aplicado. O documento também pode indicar se o candidato tem direito a atendimento especial ou uso do nome social, caso tenha solicitado no momento da inscrição.
Embora não seja obrigatório, recomenda-se levar o cartão impresso no dia do exame para facilitar a localização do local.
Horários
No dia da prova, os portões fecharão pontualmente às 12h30, ou seja, 30 minutos antes do início das provas discursivas, seguindo o horário de Brasília.
Os candidatos aos cargos de nível superior farão a prova das 13h às 16h, com duração de três horas.
Para os cargos de nível intermediário, o exame será mais curto, com duração de duas horas, das 13h às 15h.
Prova discursiva
Os cargos de nível superior terão duas questões discursivas, totalizando 45 pontos.
Já para os cargos de nível intermediário, a avaliação será composta por uma redação dissertativa, com valor de até 30 pontos.
CNU 2025
O Concurso Nacional Unificado oferece 3.652 vagas em 32 órgãos do governo federal. Entre elas, 3.144 são para cargos de nível superior e 508 para nível intermediário.
Além disso, o certame visa formar um banco de aprovados em lista de espera para os dois níveis.
Segundo o MGI, 2.480 vagas são para preenchimento imediato e 1.172 para provimento em curto prazo após homologação dos resultados.
Os cargos estão organizados em nove blocos temáticos, e o modelo adotado permite que o candidato se inscreva para vários cargos dentro do mesmo bloco, escolhendo sua lista de preferência.
O CNU 2025 registrou 761.528 inscrições confirmadas, com participantes de todos os estados brasileiros e de 4.951 municípios.
Informações obtidas da Agência Brasil.

