Um lobo-guará foi salvo na manhã de terça-feira por brigadistas ambientais do Instituto Brasília Ambiental, na zona rural de Planaltina. A equipe foi informada pela gerência da Fazenda Toca da Raposa que o animal estava preso em um tanque de água. Os brigadistas, que estavam na Estação Ecológica Águas Emendadas (Esecae), foram rapidamente até o local e realizaram o resgate com segurança, garantindo o bem-estar do lobo-guará. Após o resgate, o animal foi examinado e levado para acompanhamento veterinário.
Os brigadistas estavam preparados com equipamentos para a contenção segura de animais como o lobo-guará, incluindo gaiolas, cordas, cambão e equipamentos de proteção individual.
Elionaldo Rabelo, chefe da equipe de resgate, explicou que o animal estava cansado e escorregava na lona, o que facilitou o resgate. O lobo-guará não apresentava ferimentos ou sangramentos.
Toda a operação, desde o chamado até a soltura do animal na área protegida, durou cerca de 40 minutos. Segundo Rôney Nemer, presidente do Brasília Ambiental, os brigadistas foram treinados para este tipo de ação durante o processo seletivo de 2025.
Além de combater incêndios, a brigada ambiental também realiza trabalhos preventivos na estação ecológica, como manutenção de trilhas, controle do fogo e salvamento de animais em unidades de conservação.