19.5 C
Brasília
quarta-feira, 17/12/2025

Livro de Sarkozy sobre prisão vende 100 mil cópias em 7 dias

Brasília
nuvens quebradas
19.5 ° C
20.6 °
19.2 °
89 %
1.5kmh
75 %
qua
25 °
qui
22 °
sex
23 °
sáb
19 °
dom
24 °

Em Brasília

A editora francesa Fayard anunciou na terça-feira (16/12) um sucesso impressionante com o lançamento do livro Le journal d’un prisonnier (Diário de um Prisioneiro). A obra, onde o ex-presidente francês Nicolas Sarkozy relata as três semanas que passou encarcerado após sua condenação no caso de financiamento ilegal de campanha ligado ao regime líbio, atingiu quase 100 mil cópias vendidas em menos de uma semana.

De acordo com a Fayard, o livro alcançou 98.610 exemplares vendidos poucos dias depois do lançamento, segundo dados do Instituto NielsenIQ GFK, que monitora o mercado editorial francês.

Lançada em 10 de dezembro, a obra narra o período de detenção do ex-presidente da República (2007-2012) na prisão parisiense de La Santé. Nicolas Sarkozy foi condenado em primeira instância, em 25 de setembro, a cinco anos de prisão, com execução imediata da pena, por associação criminosa. Sua prisão ocorreu em 21 de outubro.

O líder conservador, atualmente com 70 anos, recorreu da sentença e foi libertado sob monitoramento judicial em 10 de novembro, após passar 20 dias preso. Essa detenção foi inédita, pois nunca antes um ex-chefe de Estado foi encarcerado na história da República Francesa.

Nicolas Sarkozy foi julgado culpado por permitir conscientemente que seus colaboradores buscassem recursos para sua campanha presidencial de 2007 junto ao regime líbio de Muamar Kadhafi. Os intermediários eram assessores que contactavam Abdallah Senoussi, que cumpria prisão perpétua por um atentado aéreo em 1989 que causou 170 mortes. Em troca, os envolvidos prometeram analisar a situação judicial de Senoussi.

Nicolas Sarkozy sempre declarou sua inocência e será julgado novamente nesse caso entre 16 de março e 3 de junho pela Corte de Apelação de Paris.

Com 216 páginas, Diário de um Prisioneiro é lançado pela Fayard, editora ligada ao empresário conservador Vincent Bolloré, conhecido por apoiar a direita na França. O lançamento ocorreu exatamente um mês após a libertação de Nicolas Sarkozy e atraiu muitos leitores.

Registrado na prisão com o número 320535, Nicolas Sarkozy conta no livro sua rotina e alimentação composta por laticínios, barras de cereais, água mineral, suco de maçã e alguns doces. Ele relata que em sua primeira noite na prisão se ajoelhou para rezar, buscando forças para enfrentar o que considerou uma injustiça. Sob escolta de dois agentes durante todo o período, ficou confinado em sua cela por 23 horas diárias, exceto durante visitas.

Após o lançamento, Nicolas Sarkozy iniciou uma turnê para autógrafos, com eventos em Paris, Marselha e Menton, localizados no sudeste da França. Ele tem um compromisso marcado para esta quarta-feira (17) em uma livraria em Versalhes, região da capital francesa.

Veja Também