Com a chegada da temporada de chuvas em Brasília, aumenta a preocupação dos moradores do Plano Piloto com os alagamentos que ocorrem em algumas áreas. Para diminuir esses problemas e garantir a segurança, a Administração Regional intensificou as atividades de manutenção urbana, especialmente a limpeza e desentupimento das bocas de lobo. Essa ação faz parte das medidas preventivas para proteger a população e evitar transtornos durante as chuvas.
O serviço, realizado por equipes da administração em conjunto com reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), já mostra resultados importantes. Ao todo, 34 locais foram atendidos, com a limpeza de mais de 320 bocas de lobo.
Foram retiradas cerca de 450 toneladas de resíduos, como folhas, galhos, areia e materiais jogados de forma inadequada, que impediam o escoamento correto da água.
Enquanto a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) realiza a limpeza profunda das galerias de drenagem usando caminhões de hidrojato, as equipes da administração fazem um trabalho manual detalhado, complementando a ação e aumentando a área de atuação.
Bruno Olimpio, administrador regional do Plano Piloto, destaca a importância da colaboração entre os órgãos: “Estamos unindo esforços em benefício da comunidade. A parceria entre a administração e a Funap complementa o trabalho da Novacap e permite agirmos de forma preventiva, alcançando mais regiões e reduzindo os riscos de alagamentos. Essa cooperação traz mais tranquilidade e segurança para quem mora e trabalha no Plano Piloto.”
O presidente da Novacap, Fernando Leite, reforça o valor das ações integradas do Governo do Distrito Federal: “Essas iniciativas são essenciais para prepararmos a cidade para o período de chuva que se aproxima. Trabalhamos intensamente ao longo do ano e intensificamos as ações nos últimos meses para minimizar os impactos dessa temporada.”
Segurança, bem-estar e impacto social
Além de evitar pontos de alagamento e preservar as vias da cidade, a limpeza das bocas de lobo traz benefícios ambientais e sociais. A remoção dos resíduos impede o acúmulo de lixo nas ruas, melhora a higiene pública e ajuda a prevenir o surgimento de insetos e roedores.
A parceria com a Funap também tem um forte caráter social, pois os reeducandos ganham a chance de ajudar a comunidade, aprender novas habilidades e contribuir para a conservação da cidade.
Locais atendidos
- Asa Sul: 102, 502, 103, 503, 108, 208, 908, 112, 212, 113, 213, 114, 214, 115, 214
- Asa Norte: 201, 202, 601, 203, 708, 709, 212, 713 e 714
- Noroeste: 108 e 109
- 1ª DP Asa Sul
- Setor Hospitalar Norte
- Setor Bancário Norte
- Feira da Torre de TV
- Eixo Sul
- W3 Sul