19.5 C
Brasília
sexta-feira, 13/02/2026

Ligue 180 se prepara para ajudar mulheres no Carnaval 2026

Brasília
céu limpo
19.5 ° C
19.5 °
17.8 °
88 %
2.6kmh
0 %
sex
27 °
sáb
26 °
dom
27 °
seg
28 °
ter
23 °

Em Brasília

O Ministério das Mulheres organizou na última quinta-feira (12), na sede da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, um encontro para planejar as ações voltadas para o Carnaval 2026. Com a frase de incentivo “Se liga, eu ligo 180”, a campanha lembra que o Carnaval é momento de alegria, mas deve ser respeitado, e convida a sociedade a não ignorar casos de assédio, importunação sexual ou qualquer tipo de violência contra as mulheres.

A secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Estela Bezera, ressaltou que o direito de se divertir na festa não pode ser comprometido pela violência. Ela afirmou que as mulheres não vão deixar de participar do Carnaval, nem abrir mão do controle sobre seus corpos, e que é fundamental oferecer políticas públicas eficazes para combater a violência e o feminicídio.

Ela destacou ainda o trabalho coordenado da Central, que busca garantir respostas rápidas e eficientes para cada denúncia recebida. O serviço trabalha em conjunto com ouvidorias, corregedorias, secretarias de Segurança Pública e de Políticas para as Mulheres.

A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 possui atualmente mais de 350 profissionais dedicados ao atendimento gratuito e confidencial 24 horas por dia, oferecendo acolhimento, orientação e encaminhamento para redes de proteção em todo o Brasil.

Ellen do Santos Costa, coordenadora-geral do Ligue 180, reforçou a importância do serviço dizendo que ele tem força para apoiar e proteger mulheres em todas as regiões do país. Ela destacou a necessidade de atenção especial no Carnaval, quando a divulgação do canal se torna ainda mais crucial para garantir que as mulheres curtam a festa de forma segura.

Para preparar a equipe para o aumento de denúncias na época carnavalesca, no dia 21 de janeiro foi realizada uma capacitação sobre o tema consentimento. A formação abordou a relação entre violência e consentimento, análise de casos reais e os direitos amparados pela legislação brasileira, reunindo operadoras, coordenadoras da Central e servidoras da Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Senev).

Além dessas ações, o Ministério das Mulheres firmou uma parceria com a CAIXA para divulgar a mensagem “Carnaval é festa. Assédio é crime. Denuncie. Ligue 180. Urgência, ligue 190.” nos bilhetes emitidos pelas casas lotéricas em todo o país durante o período da festa.

A campanha também envolve as Secretarias de Políticas para as Mulheres nos estados e municípios, fortalecendo as redes de proteção e promovendo ações de conscientização e orientação sobre os canais disponíveis para denúncias.

Veja Também