20.5 C
Brasília
domingo, 15/02/2026

Líder do tribunal do crime do PCC é detido no Paraná

Brasília
céu limpo
20.5 ° C
20.5 °
18.4 °
83 %
2.1kmh
0 %
dom
28 °
seg
27 °
ter
28 °
qua
27 °
qui
26 °

Em Brasília

Reginaldo Soares Dias, conhecido pelo apelido de “Max”, foi capturado na quarta-feira (1º/10) pelo Ministério Público do Paraná (MPPR). Ele era apontado como o chefe do chamado “tribunal do crime” do Primeiro Comando da Capital (PCC) na região oeste do Paraná.

As investigações indicam que sua função principal era avaliar o comportamento dos membros da facção e repassar essas informações aos superiores da organização. Mesmo com condenações anteriores, Reginaldo continuava ativo dentro do PCC.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) revelou que Reginaldo tem vínculo com o grupo desde 2006, desempenhando funções de liderança, incluindo a de “geral da coluna sul”, responsável por decisões disciplinares e organização de registros da facção na região Sul do Brasil.

Segundo o MP, ele agia como mensageiro, transmitindo ordens do comando da facção para criminosos em Foz do Iguaçu, principalmente em casos de punições internas. Reginaldo cumpria pena em regime semiaberto, com tornozeleira eletrônica, por duas condenações relacionadas a crimes organizados.

Após recurso do Ministério Público, a Justiça do Paraná aumentou sua pena de quatro para seis anos, determinando sua transferência para o regime fechado. A prisão ocorreu em Foz do Iguaçu durante ações para monitorar a atuação do PCC na área.

Veja Também