Líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (PT-RJ), zombou da controvérsia envolvendo políticos de direita com a marca Havaianas e fez graça da situação. O comentário foi divulgado em um vídeo nas redes sociais nesta segunda-feira, 22 de dezembro.
No vídeo, o parlamentar afirma: “Esse tumulto das Havaianas, eu vi deputados destruindo chinelos, vi o Eduardo Bolsonaro e outros jogando fora. Hoje fui ao shopping para fazer compras e a loja estava cheia. Comprei para mim, para a Gleisi e para meus três filhos. E a surpresa: vocês da extrema-direita, que têm costume de perseguição, não sabem que a sacola das Havaianas é vermelha”, disse em tom de brincadeira.
Ele também mostrou imagens de uma loja da Havaianas com muitos clientes, supostamente gravadas na segunda-feira.
O incidente teve início depois que a marca lançou uma campanha no domingo com uma atriz dizendo: “Desculpa, mas eu não quero que você comece 2026 com o pé direito. Não é contra a sorte, mas sorte depende de sorte. O que desejo é que comece o Ano Novo com os dois pés: na porta, na estrada, na jaca, onde quiser. Vá com tudo, de corpo e alma”.
Políticos de direita interpretaram a mensagem como uma provocação, especialmente contra os bolsonaristas. Então surgiram críticas à marca nas redes sociais e pedidos de boicote.
Vídeos mostram políticos e apoiadores da direita destruindo chinelos Havaianas de diferentes formas, afirmando que não comprarão mais produtos da marca e incentivando seguidores do espectro conservador a escolher outras opções.

