26.5 C
Brasília
sexta-feira, 01/08/2025

Líder do PT critica Tarcísio por não comentar tarifa e sanção a Moraes

Brasília
nuvens dispersas
26.5 ° C
27 °
26.1 °
37 %
3.6kmh
40 %
sex
27 °
sáb
27 °
dom
26 °
seg
25 °
ter
28 °

Em Brasília

O deputado federal Lindbergh Farias (PT) usou seu perfil na rede social X para criticar o governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), nesta quinta-feira (31/7). Em um vídeo, o parlamentar questionou o silêncio de Tarcísio nos últimos dias em relação às sanções dos Estados Unidos ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e ao aumento das tarifas imposto pelo presidente norte-americano, Donald Trump.

“Gente, vocês sabem onde está o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas? Será que ele foi sequestrado? Alguém sabe a posição do governador sobre a injusta sanção contra o ministro Alexandre de Moraes? Ele se manifestou? E quanto ao aumento das tarifas?”, questionou Lindbergh Farias.

Na quarta-feira (30/7), o secretário de Estado dos EUA, Marco Rúbio, anunciou que Moraes foi sancionado pelos americanos com base na Lei Magnitsky. Essa medida bloqueia qualquer empresa ou bem ligado ao ministro nos EUA.

Além disso, cidadãos norte-americanos estão proibidos de realizar negócios com o ministro do STF, incluindo restrições como o uso de cartões de crédito com bandeira dos EUA e outras transações financeiras.

Alexandre de Moraes foi sancionado após ser considerado pelos EUA um juiz parcial que viola direitos fundamentais, como a liberdade de expressão, e por perseguir o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), aliado político de Trump.

Essa alegada perseguição a Bolsonaro também teria motivado a aplicação de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros importados pelos Estados Unidos.

Aumento das tarifas

Na quarta-feira, Trump assinou uma ordem executiva instituindo uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. Apesar da imposição, foi concedida uma exceção para cerca de 700 itens. Contudo, itens importantes para o comércio bilateral, como carne bovina e café, não foram incluídos na exceção.

Veja Também