O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), comentou nesta segunda-feira (15/12) a possibilidade de disputar uma vaga no Senado pelo Rio de Janeiro, após o senador eleito pelo estado, Flávio Bolsonaro (PL), anunciar sua pré-candidatura à Presidência da República. De acordo com o deputado bolsonarista, o partido está em fase de negociações e ainda não há uma decisão oficial sobre a candidatura.
“Minha preferência pessoal é continuar na Câmara”, declarou. “Entendo que a política precisa ser feita. Não tenho grande interesse em ser senador, de verdade. Iria para cumprir uma tarefa, caso o partido considere necessário, especialmente por um pedido do presidente Bolsonaro, que para mim é uma ordem”, acrescentou.
O Rio de Janeiro terá duas vagas em aberto no Senado no próximo ano. Pelo PL, uma das vagas deverá ser disputada por Carlos Bolsonaro, filho de Jair Bolsonaro. Outra possibilidade é que o governador do RJ, Cláudio Castro (PL), também tente uma candidatura a Brasília.
Existe ainda uma crise envolvendo o senador Carlos Portinho (PL-RJ). Ele indicou que pode mudar de partido caso o PL decida apoiar a candidatura do governador Castro ao Senado. O estado do Rio de Janeiro é considerado o principal reduto político do bolsonarismo.
A reeleição de Portinho é bem vista, inclusive pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), enquanto as pesquisas mais recentes mostram Castro como forte concorrente. Conforme apurado pelo Metrópoles, Portinho está em contato com outros partidos, como o Republicanos, para lançar uma candidatura alternativa caso o PL opte por apoiar o governador.
