Uma recente ação militar conduzida pelos Estados Unidos na Síria resultou na morte de um alto comandante do Estado Islâmico (ISIS), que ainda atuava no território sírio. Essa informação foi confirmada por autoridades norte-americanas nesta quinta-feira (21/8).
A operação foi realizada por tropas do Comando Central dos EUA (Centcom), atuando no país desde 2014, integrando a coalizão internacional contra o grupo terrorista.
Segundo o comando militar, o ataque ocorreu na cidade de Atimah, no norte da Síria. A identidade do líder do ISIS morto não foi divulgada, mas ele era conhecido por ser peça fundamental no financiamento e na organização de ataques tanto na Síria quanto no Iraque.
Embora o Estado Islâmico tenha perdido parte de sua influência no Oriente Médio no final da década de 2010 e tenha migrado suas atividades principalmente para a África, o grupo continua ativo na região.
Desde a queda de Bashar al-Assad e a instabilidade gerada pela ascensão do governo interino, os Estados Unidos realizaram diversas operações na Síria, resultando em mortes e prisões de líderes remanescentes do Estado Islâmico no país.