O aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, rejeitou a proposta de Donald Trump para reabrir o diálogo entre os Estados Unidos e o Irã, e fez críticas ao presidente americano. A declaração foi dada nesta segunda-feira (20/10) durante um evento em Teerã.
Khamenei comentava as recentes declarações do líder dos Estados Unidos, que demonstrou interesse em retomar as negociações sobre o programa nuclear iraniano durante seu discurso no Parlamento de Israel na semana passada.
“Quando um acordo é imposto com ameaças e seu resultado é definido antecipadamente, não é um acordo real, mas uma imposição e uma pressão”, disse ele. “O povo do Irã não vai ceder a essa pressão.”
Em abril, Teerã e Washington iniciaram negociações indiretas para um possível acordo sobre o programa nuclear iraniano, mas as conversas foram suspensas após um ataque de Israel ao Irã, com apoio dos Estados Unidos.
Críticas ao discurso de Trump
Após o conflito de 12 dias entre Israel e o Irã, Trump afirmou que as instalações nucleares iranianas foram completamente destruídas. No entanto, o governo iraniano contesta essa afirmação.
No discurso de segunda-feira, o aiatolá Ali Khamenei criticou novamente as declarações do presidente dos Estados Unidos sobre o tema, como já havia feito anteriormente. Ele afirmou: “Ele se gaba dizendo que bombardeamos e destruímos a infraestrutura nuclear do Irã. Isso é apenas sua vontade; continue imaginando.”