O Lide, grupo de líderes empresariais, propõe que o vice-presidente Geraldo Alckmin encabece as negociações sobre tarifas com os Estados Unidos, junto de um time experiente de executivos e representantes do setor privado brasileiro com ampla vivência internacional.
Durante encontro do Lide, o nome de Alckmin foi destacado como o principal representante do governo para promover o diálogo com os EUA.
O grupo destaca que o cenário atual, marcado por medidas protecionistas e aumento de tarifas iniciados pelo presidente Donald Trump, exige um diálogo firme e construtivo entre os dois países. Eles acreditam que buscar soluções negociadas baseadas em interesses comuns é o melhor caminho para reduzir tensões comerciais e criar novas oportunidades econômicas.
Além disso, o Lide recomenda avaliar possíveis reduções tarifárias e não tarifárias, acelerar acordos bilaterais ligados à Regra 301 e estimular a integração produtiva setorial e o fortalecimento das cadeias de valor entre Brasil e EUA.
Para fortalecer essas negociações, propõem também encontros com órgãos estratégicos como a US Chamber of Commerce e o Brazilian Caucus no Congresso americano, visando consolidar uma agenda bilateral positiva e duradoura.
O grupo finaliza ressaltando a convicção de que a cooperação econômica e o diálogo aberto trarão ganhos concretos para empresas brasileiras e americanas, aumentando a competitividade, gerando empregos e promovendo crescimento sustentável nos dois países.