19.2 C
Brasília
sexta-feira, 14/11/2025




Lewandowski cria grupo do Mercosul para combater o crime organizado

Brasília
céu limpo
19.2 ° C
20 °
19.2 °
78 %
4.2kmh
5 %
sex
31 °
sáb
31 °
dom
33 °
seg
34 °
ter
27 °

Em Brasília

Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça e Segurança Pública, anunciou a criação de um grupo no Mercosul dedicado a enfrentar o crime organizado. O acordo foi firmado em reunião com representantes dos países do bloco econômico.

Segundo Lewandowski, o grupo vai trabalhar com uma estratégia contínua e integrada entre os países para combater crimes transnacionais, com objetivos a curto, médio e longo prazo, fortalecendo a união dos Estados membros do Mercosul.

O combate ao crime não tem solução rápida, afirmou o ministro, e só pode ser feito com trabalho conjunto e troca de experiências entre os países envolvidos. O grupo vai investir em capacitação e educação contínua para novos agentes de segurança.

A comissão deve também criar um banco regional de dados focado em membros de grupos criminosos, reconhecendo a dimensão transnacional do problema e apoiando a cooperação técnica e policial entre os países.

Além dessa iniciativa, os países firmaram um acordo para intensificar o combate ao tráfico humano, um problema grave nos países do Mercosul, conforme destacou Lewandowski.

A reunião ocorreu durante a LIV Reunião de Ministros do Interior e da Segurança dos países do Mercosul, em meio a debates intensificados sobre segurança pública no Brasil. Discussões sobre legislação relacionada a facções criminosas estão em andamento no Congresso Nacional.

Os ministros também assinaram uma declaração para reforçar a cooperação na segurança do Corredor Viário Bioceânico, que conecta o Brasil ao Peru e é importante para o transporte de grãos e minérios para a China. O foco é prevenir acidentes, combater crimes transnacionais e proteger a população.

Lewandowski afirmou que o grupo está preparado para enfrentar os desafios de segurança do corredor e garantir a proteção das pessoas e o fluxo seguro das mercadorias.




Veja Também