20.9 C
Brasília
quarta-feira, 17/09/2025

Leitos de UTI no DF crescem 73% em sete anos

Brasília
nuvens quebradas
20.9 ° C
22.3 °
20.9 °
76 %
1.9kmh
81 %
qui
31 °
sex
31 °
sáb
31 °
dom
34 °
seg
28 °

Em Brasília

Em sete anos, o número de leitos de UTI no Distrito Federal aumentou 73%, passando de 386 em 2019 para 668 em agosto de 2025. Esse avanço é resultado dos investimentos do governo local, que incluem a ampliação das unidades de saúde existentes e parcerias com a rede privada.

O crescimento deve continuar com o novo edital lançado pela Secretaria de Saúde do DF, que possibilita o credenciamento de mais 113 leitos de UTI, incluindo os adultos, pediátricos e neonatais. A Secretaria ressalta que essa expansão é vital para acompanhar a demanda da população e garantir um atendimento seguro. “A estratégia contempla a contratação de novos serviços e a construção de hospitais”, destacou a pasta.

Atualmente, a rede pública oferece 433 leitos, enquanto os hospitais particulares têm 233 leitos credenciados. O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF) reafirma seu compromisso em proporcionar atendimento de qualidade, com equipes preparadas para oferecer um cuidado humanizado e seguro pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A cooperação da rede privada é fundamental para este avanço. “O credenciamento de leitos na rede suplementar é uma solução imediata e eficaz diante da alta demanda e da lotação das unidades públicas”, indicou a Secretaria de Saúde. A iniciativa visa eliminar a fila de espera para pacientes em estado crítico.

Segundo Juracy Lacerda, secretário de saúde do DF, o crescimento da demanda por leitos de UTI torna essa política essencial. “Vamos ampliar os leitos tanto com a criação de novas vagas na rede pública quanto com contratos na rede privada”, afirmou.

Além disso, a Secretaria planeja continuar aumentando os leitos, pois a necessidade é grande. Para enfrentar os desafios, são estudadas medidas como ampliar os cuidados paliativos e a atenção domiciliar, que ajudam a usar melhor os leitos disponíveis e acelerar o atendimento.

Ocupação dos leitos no DF

Dados recentes mostram que a taxa de ocupação dos leitos públicos de UTI está em 91,46%. A maioria das internações dura até 15 dias, com 71,34% dos pacientes permanecendo nesse período, seguida por 16 a 30 dias com 16,56%, e mais de 30 dias com 12,10%.

Os leitos neonatais estão com ocupação total, destinados a recém-nascidos. Os leitos de UTI adulto têm taxa de ocupação de 90,68%, e os pediátricos 87,21%. A maior parte dos pacientes internados (359) são moradores do Distrito Federal.

Veja Também