27.6 C
Brasília
segunda-feira, 08/09/2025

Leilão de túnel é usado para debates políticos, e Tarcísio pede decisão firme

Brasília
céu limpo
27.6 ° C
27.6 °
27.3 °
39 %
4.2kmh
1 %
seg
30 °
ter
32 °
qua
33 °
qui
33 °
sex
35 °

Em Brasília

ALEX SABINO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), usou a cerimônia na B3 nesta sexta-feira (5) para repetir uma frase motivadora várias vezes.

“Não sabendo que era impossível, foi lá e fez.”

Ele falou essa frase oito vezes em 30 segundos. A frase, do poeta francês Jean Cocteau (1889-1963), foi usada para ilustrar os quase cem anos de discussões até o leilão do túnel. O projeto inicial é de 1927.

A construtora portuguesa Mota-Engil venceu a empresa espanhola Acciona, oferecendo um desconto de 0,5%, mas o momento de maior destaque na B3 foi a decisão final. Governador, ministros, deputados federais, presidente da Autoridade Portuária e secretários subiram para falar, num total de nove discursos. Houve tentativas de interpretar o projeto de forma diferente.

O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), convidou para o gesto simbólico o governador Tarcísio de Freitas e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), disse que não houve disputa por protagonismo na obra do túnel Santos-Guarujá. Segundo ele, o governo federal e o estadual trabalharam juntos para viabilizar o projeto, e ambos celebram a contratação.

O presidente Lula e Tarcísio lançaram o edital em fevereiro, com promessas de cooperação, mas essa harmonia não se confirmou. O custo de R$ 5,14 bilhões será dividido entre os governos federal e de São Paulo.

Lula e Tarcísio, representante do bolsonarismo, são nomes que podem disputar a presidência em 2026.

O governador afirmou que “discurso político não interessa”.

O ministro do Empreendedorismo, Márcio França (PSB), e os deputados Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP) e Rosana Valle (PL-SP) falaram sobre esforços anteriores para viabilizar a travessia seca entre Santos e Guarujá, com a deputada batendo o martelo sozinha e o deputado convidando moradoras do bairro do Macuco, que podem ser afetadas pela obra.

Geraldo Alckmin lembrou a maquete de uma ponte no local do túnel, durante seu governo anterior.

Ele ressaltou que o porto não foi privatizado, ideia do governo de Jair Bolsonaro (2018-2021), o que permitiu a obra.

O projeto foi do então ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. O financiamento público federal tornou possível que a Autoridade Portuária de Santos tivesse recursos para a construção.

Várias vezes durante o evento, foram pedidos para que mais pessoas subissem ao palco para participar da cerimônia.

O secretário nacional dos portos, Alex de Avila, até chamou um assessor para ser o “galã” da secretaria.

Tarcísio chamou prefeitos, deputados estaduais e executivos de estatais para a foto no momento da decisão final e incentivou: “Tem de bater com energia”.

Alckmin, com humor, aconselhou cuidado ao bater o martelo, dizendo, olhando para Tarcísio: “Eu, como anestesista, a mão precisa ser mais delicada.”

Veja Também