Entre sexta-feira (12) e domingo (14), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), apoiado pela Polícia Militar (PMDF), realizou operações de fiscalização em diversos bairros: Gama, Lago Norte, Lago Sul, Recanto das Emas, Samambaia e Taguatinga.
Durante esse período, foram feitos 895 testes de bafômetro, resultando na autuação de 140 motoristas por dirigirem alcoolizados. Três desses motoristas foram levados à delegacia após o teste indicar níveis de álcool que configuram crime. A operação em Samambaia, na noite de sábado (13), teve o maior número de infrações, com 48 motoristas autuados por embriaguez.
Além disso, as equipes identificaram 22 motoristas sem carteira de habilitação, 18 com a CNH vencida há mais de 30 dias, 13 veículos com escapamento irregular e 51 autuações por outras infrações diversas.
Direção e álcool
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir após consumir bebida alcoólica é uma infração gravíssima, que implica multa de R$ 2.934,70 e suspensão da habilitação por um ano. Caso a infração se repita em até 12 meses, a multa dobra para R$ 5.869,40.
Além disso, ter concentração de álcool igual ou superior a 0,3 mg por litro de ar expirado é crime, com pena que varia de seis meses a três anos de prisão, multa e suspensão ou proibição de obter ou renovar a carteira de motorista.
*Informações do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF)