13.5 C
Brasília
quinta-feira, 07/08/2025

Lei propõe destinar parte da renda das loterias para premiar escolas e professores

Brasília
céu limpo
13.5 ° C
13.5 °
13.5 °
77 %
1kmh
0 %
qui
28 °
sex
30 °
sáb
28 °
dom
30 °
seg
28 °

Em Brasília

Fred Linhares, autor do projeto

O Projeto de Lei 981/25 propõe que 1% da arrecadação das loterias seja destinada a incentivar a educação básica no país. A proposta está atualmente em análise na Câmara dos Deputados.

De acordo com o texto, metade dos recursos, ou 0,5%, seriam usados para premiar escolas e professores que atingirem as metas nacionais de desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A outra metade seria direcionada para beneficiar os alunos.

Segundo o deputado Fred Linhares (Republicanos-DF), a iniciativa visa valorizar os profissionais da educação, fortalecer as instituições escolares e incentivar o aprimoramento dos estudantes. Ele destaca ainda que essa ação está alinhada com os princípios da meritocracia e da equidade, promovendo oportunidades educacionais justas para todos.

O projeto altera dispositivos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), da Lei 13.756/18, que regula a destinação dos recursos das loterias, e da Lei 14.113/20, que trata do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Próximas etapas

O texto seguirá para análise nas comissões de Educação; Finanças e Tributação; e Constituição, Justiça e Cidadania. Para se tornar lei, a proposta deve ser aprovada tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal.

Veja Também