21.5 C
Brasília
quarta-feira, 25/06/2025




Legislativo do DF aprova projeto para ajudar quem está muito endividado

Brasília
céu limpo
21.5 ° C
23.9 °
21.5 °
64 %
4.1kmh
0 %
qua
27 °
qui
27 °
sex
28 °
sáb
27 °
dom
30 °

Em Brasília

A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou recentemente o Projeto de Lei Complementar 7/2023, proposto pelo deputado Gabriel Magno (PT), que modifica o Fundo de Defesa dos Direitos do Consumidor para garantir um suporte básico às pessoas com dívidas excessivas.

O objetivo da medida é oferecer crédito com condições justas e taxas de juros favorecidas a quem comprove estar em situação financeira complicada devido ao endividamento elevado.

Gabriel Magno ressalta que o projeto foi criado para atender à difícil realidade financeira e social enfrentada por muitas pessoas no Distrito Federal, especialmente os servidores públicos que sofrem descontos abusivos em seus salários para quitar empréstimos.

Desde a sua criação em 1997, o Fundo de Defesa dos Direitos do Consumidor não foi utilizado para auxiliar diretamente os superendividados. Com a alteração, os recursos captados poderão ser destinados a políticas de crédito para quem mais necessitar.

A proposta também corrige um problema que permitia a retirada dos valores do fundo pelo Tesouro local, e que desviava os recursos de seu propósito inicial de proteção ao consumidor.

Com a aprovação, espera-se que o fundo financie crédito acessível e subsidiado, assegurando o mínimo necessário ao sustento dessas pessoas e suas famílias.




Veja Também