Leandro Grass, ex-deputado distrital e ex-presidente do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, falou sobre sua experiência e planos para o Governo do Distrito Federal. Ele destacou sua ligação com Brasília, onde nasceu e trabalha como professor há 20 anos, além de sua passagem pela Secretaria de Educação e pelo Iphan.
Durante a sabatina, Grass falou sobre sua trajetória na política local e sua atuação na aprovação do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília. Ele ressaltou a importância de conhecer e amar a cidade para governá-la bem, assim como a necessidade de uma gestão com competência técnica e conexão com os moradores.
Grass comentou ainda sua defesa contra acusações de fake news, dizendo ter sido alvo de uma armação política e tendo seus direitos políticos restabelecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Falou criticamente sobre a administração atual, citando problemas no Banco Regional de Brasília e na área da saúde, e contrapôs sua visão destacando avanços em creches, transporte e programas sociais nas gestões de esquerda anteriores.
Sobre a Câmara Legislativa do DF, ele afirmou que pretende ter uma relação respeitosa, buscando apoio para políticas públicas que beneficiem a população, afastando práticas de corrupção e negociações prejudiciais.
Na área da segurança pública, Grass propôs valorização dos profissionais, investimentos em tecnologia e integração das forças policiais para garantir ações mais efetivas contra o crime.
Na educação, destacou a importância de valorizar os profissionais da área, melhorar a infraestrutura escolar e expandir o ensino em tempo integral, com foco em preparar os jovens para o mercado de trabalho e para a vida.
Sobre o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília, enfatizou a necessidade de revisão para garantir a preservação e o desenvolvimento equilibrado da região tombada e das demais áreas do Distrito Federal.
A segurança pública, um desafio atual, também foi abordada, defendendo políticas que promovam a prevenção e valorização dos agentes, com maior uso de inteligência e tecnologia nas ações.
Em relação ao transporte público, as propostas incluem maior conforto, ampliação da frota elétrica, extensão de horários e implementação de sistemas de trilhos para melhorar a mobilidade dos moradores do DF.
Leandro Grass ressaltou ainda a importância de diversificar a economia do Distrito Federal, investindo em tecnologia, inovação, turismo e cultura para garantir autonomia financeira e melhorar os serviços públicos essenciais, como saúde e educação.
