Os Estados Unidos e a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) devem parar de despejar armas na Ucrânia se realmente quiserem acabar com o conflito. Agora, porém, estão fazendo tudo ao seu alcance para prolongá-lo, afirmou o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, nesta sexta-feira (29).
“Ao apoiar publicamente o regime de Kiev, os países da OTAN estão fazendo tudo para impedir o fim da operação por meio de acordos políticos”, disse Lavrov.
Negociações de paz entre Rússia e Ucrânia
Ucrânia ameaça navios estrangeiros
“A Rússia está tomando medidas para garantir a navegação civil nas águas dos mares Negro e Azov. Diariamente, um corredor humanitário é aberto, que é uma via segura para o movimento de navios. No entanto, o lado ucraniano continua a bloquear navios estrangeiros, criando uma ameaça de bombardeio em suas águas internas e em seu mar territorial. Além disso, unidades da Marinha ucraniana plantaram minas na costa, em águas portuárias e águas territoriais. Esses artefatos explosivos se desprendem de cabos de ancoragem e derivam para o mar aberto, razão pela qual representam um sério perigo tanto para as marinhas quanto para as a infraestrutura portuária do Mar Negro”, declarou.