Será que o queijo ou iogurte que você ingere à noite pode provocar seus pesadelos? Pesquisadores do Canadá indicam que há uma conexão entre sonhos ruins e intolerância à lactose, possivelmente devido aos sintomas digestivos desencadeados por ela.
Há muito se acredita popularmente que uma ceia leve ajuda a ter uma boa noite de sono. Contudo, poucos estudos científicos investigaram como a alimentação pode afetar os sonhos.
Um estudo divulgado na revista Frontiers in Psychology envolveu 1.082 estudantes da Universidade MacEwan, no Canadá, que foram questionados durante quatro meses sobre seus hábitos alimentares, qualidade do sono e ocorrência de pesadelos, além da relação entre esses fatores.
Cerca de 40% dos participantes acreditam que sua dieta influencia o sono, sendo que 24,7% dizem que piora a qualidade do sono e 5,5% relatam impacto nos sonhos.
Alimentos como doces e sobremesas, assim como laticínios, foram apontados como os que mais atrapalham o sono (22,7% e 15,7%, respectivamente) e provocam sonhos estranhos ou perturbadores (29,8% e 20,6%).
Em contraste, frutas (17,6%), vegetais (11,8%) e chás de ervas (13,4%) são associados a uma noite de sono mais tranquila.
Relação entre intolerância à lactose e pesadelos
Os pesquisadores notaram uma forte associação entre pesadelos e intolerância à lactose. Muitas pessoas intolerantes continuam consumindo laticínios, já que a intensidade da intolerância depende da quantidade da enzima lactase produzida no intestino delgado, explicou Tore Nielsen, neurofisiologista e especialista em sonhos da Universidade de Montreal, e autor principal do estudo.
Impacto dos sintomas digestivos nos sonhos
Durante o sono, pessoas intolerantes podem sentir sinais orgânicos sutis relacionados a sintomas gastrointestinais, como inchaço e cólicas, causados pelo consumo de laticínios.
Dr. Nielsen destaca que estudos anteriores mostram que certos sonhos refletem distúrbios corporais inconscientes que podem se manifestar depois como sintomas físicos. Por exemplo, sonhar com fogo pode preceder uma febre.
Outra hipótese é que emoções negativas, como ansiedade provocada por sintomas digestivos, também influenciam o conteúdo dos sonhos. Emoções negativas sentidas durante o dia podem se estender ao sono, afetando os sonhos.
O estudo não encontrou uma ligação significativa entre intolerância ao glúten e pesadelos, possivelmente por causa da baixa incidência na amostra ou por efeitos fisiológicos diferentes.
Perspectivas para novas pesquisas
A ligação entre intolerância à lactose e pesadelos parece consistente, mas ainda há dúvidas sobre como isso acontece. As pessoas estariam dormindo mal por comerem mal, ou comeriam mal por dormirem mal?
Tore Nielsen sugere a necessidade de estudos maiores, com pessoas de diversas idades e hábitos alimentares, para confirmar se os resultados se aplicam a uma população mais ampla.
Ele destaca um experimento ideal em que grupos com ou sem intolerância à lactose consumiriam alimentos diferentes antes de dormir, como laticínios convencionais ou sem lactose, e depois teria seus sonhos analisados para identificar o impacto real.
Siga as editorias de Saúde e Ciência no Instagram para acompanhar novidades sobre o tema.