27.5 C
Brasília
sexta-feira, 20/02/2026

Latam Boeing 777 interrompe decolagem em Guarulhos por superaquecimento do motor

Brasília
nuvens dispersas
27.5 ° C
27.5 °
27.5 °
54 %
6.2kmh
40 %
sex
25 °
sáb
24 °
dom
22 °
seg
22 °
ter
24 °

Em Brasília

Francisco Lima Neto
São Paulo, SP (Folhapress)

Na noite do dia 15 de fevereiro, um voo da Latam, operado por um Boeing 777, teve que interromper a decolagem no Aeroporto Internacional de Guarulhos devido ao superaquecimento de um dos motores, conforme relatório do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).

Durante a aceleração para a decolagem, o motor 2 apresentou uma temperatura acima do permitido. Os pilotos seguiram os procedimentos de segurança e abortaram a decolagem. O avião saiu da pista por conta própria e foi entregue para manutenção posteriormente.

O avião, que pode levar cerca de 400 passageiros, interrompeu a decolagem por volta das 19h10, pouco depois de levantar o trem de pouso dianteiro, uma situação fora do comum.

Este foi o voo LA-8146, que partiu com atraso de São Paulo após o aeroporto ficar fechado por cerca de três horas devido à presença de diversos drones na área, que suspenderam as operações.

O Boeing 777-300ER, com matrícula PT-MUH, que tinha como destino Lisboa, iniciou a corrida para decolagem na pista 10L, alcançando velocidade de 178 nós (330 km/h) antes de reduzir a velocidade.

Embora tenha começado a levantar o trem de pouso, o avião voltou a tocá-lo na pista, inclinou para baixo e os reversos foram acionados, fazendo a aeronave parar próxima ao final da pista 28R.

A Latam informou que todo o procedimento foi realizado com segurança e segue o protocolo para essas situações.

A empresa ofereceu assistência aos passageiros, que foram desembarcados e receberam acomodações em hotéis e realocação em outros voos. A companhia reforça que a segurança é prioridade em todas as operações.

A GRU Airport, que administra o aeroporto, disse que a decolagem foi abortada seguindo os padrões de segurança.

A equipe de combate a incêndio foi acionada conforme procedimento, a aeronave se deslocou por conta própria para uma área segura onde os procedimentos continuaram. Não houve feridos. A assistência aos passageiros será feita pela companhia aérea responsável, informou a GRU em nota.

Veja Também