27.5 C
Brasília
sexta-feira, 29/08/2025

Ladrão que atirou em policial é membro de grupo que matou delegado em São Paulo

Brasília
nuvens dispersas
27.5 ° C
27.5 °
26.1 °
30 %
6.2kmh
40 %
sex
28 °
sáb
29 °
dom
29 °
seg
29 °
ter
29 °

Em Brasília

As equipes da Polícia Civil de São Paulo (PCSP) estão em busca do indivíduo que disparou contra o cabo da Polícia Militar (PMSP) Johannes Santana. Ele foi atingido no pescoço durante uma abordagem na favela de Paraisópolis, localizada na zona sul de São Paulo, quinta-feira (7/8). Kauan Alison Alves dos Santos faz parte de uma quadrilha envolvida no assassinato de um delegado da corporação paulista.

Kauan é integrante do grupo criminoso responsável pela morte do delegado Josenildo Belarmino de Moura Júnior, de 32 anos, ocorrido na manhã de 14 de janeiro durante um assalto na rua Amaro Guerra, em Santo Amaro, região sul da capital paulista.

Na época do crime, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo informou que o delegado estava a pé quando foi abordado por um motociclista que se fazia passar por entregador. Ao perceber que o delegado estava armado, o assaltante atirou nas costas da vítima. O delegado foi socorrido e levado ao Hospital do Campo Limpo, onde não resistiu aos ferimentos.

De acordo com o histórico criminal obtido, Kauan possui diversas passagens por roubos desde a adolescência, incluindo infrações registradas em 2022, 2023 e 2024.

Uma testemunha registrou o momento em que Kauan, ao ser abordado por um policial militar, sacou um revólver e efetuou o disparo. O policial caiu na Rua Itajubaquara, na Vila Andrade.

O ocorrido começou após a Polícia Militar atender a uma ocorrência de arrastão nas proximidades e avistar os suspeitos. Iniciou-se uma perseguição que culminou na abordagem em Paraisópolis, onde pedras foram jogadas contra o policial. Foi neste momento que o criminoso sacou a arma e atirou contra o agente.

Após ser ferido, o policial conseguiu se levantar, usar o rádio comunicador e buscar ajuda. Apesar do ferimento, ele não corre risco de morte, permanece consciente e já comunicou seus familiares.

Segundo informações médicas, o policial sofreu a fratura de uma pequena vértebra na coluna e passará por exames para avaliar possíveis danos adicionais. É provável que ele mantenha os movimentos normais inicialmente, mas aguarda-se o resultado dos exames para uma avaliação completa.

Veja Também