“Na situação atual, claro, seria imprudente e não teria perspectivas manter qualquer esperança nisso [lançamento do Nord Stream 2], considerando a posição pouco perspicaz de nossos parceiros sobre este projeto, principalmente, da Alemanha”, afirmou.
Peskov ressaltou que, com toda a infraestrutura do projeto já pronta, ela está preparada para operar a qualquer momento no fundo do mar, sendo aquele projeto de que a Europa precisará.
Anteriormente, o vice-primeiro-ministro russo Aleksandr Novak afirmou ser praticamente impossível lançar o gasoduto Nord Stream 2 em um futuro próximo devido à situação política atual.
O Nord Stream 2 é um gasoduto recém-construído com capacidade de transportar 55 bilhões de metros cúbicos de gás por ano, permitindo o trânsito da commodity da costa russa até a Alemanha pelo mar Báltico.
Para ser aprovado, o projeto havia passado por um longo processo de certificação com o órgão regulador alemão. Os EUA, que exportam gás natural liquefeito para a Europa, se opuseram ativamente ao projeto.
Já Moscou defendeu a contenção de qualquer politização do lançamento do Nord Stream 2, argumentando que o projeto comercial é benéfico tanto para a Rússia quanto para a União Europeia (UE).