29.5 C
Brasília
domingo, 28/12/2025

Kremlin explica chamada entre Putin e Trump sobre a guerra na Ucrânia

Brasília
nuvens dispersas
29.5 ° C
29.5 °
29.5 °
42 %
2.6kmh
40 %
dom
30 °
seg
31 °
ter
29 °
qua
29 °
qui
28 °

Em Brasília

A Rússia divulgou neste domingo (28/12) informações sobre a ligação telefônica entre os presidentes Vladimir Putin e Donald Trump, realizada poucas horas antes do encontro do republicano com o líder ucraniano Volodymyr Zelensky, na Flórida. Segundo Moscou, os dois governantes concordaram em trabalhar para uma paz duradoura no conflito, rejeitando a ideia de um cessar-fogo temporário.

De acordo com Yury Ushakov, assessor de política externa do Kremlin, a conversa durou cerca de uma hora e quinze minutos e foi considerada “amigável, cordial e profissional”.

Ele destacou que Putin e Trump mostraram interesse mútuo em avançar para uma solução definitiva para a guerra e defenderam que possíveis negociações se baseiem nos acordos firmados na cúpula de Anchorage, realizada em agosto.

Ushakov informou que ambos concordaram que um cessar-fogo provisório, como o sugerido pela Ucrânia e alguns aliados europeus, apenas prolongaria o conflito e daria espaço para o retorno das hostilidades. Putin também aceitou a proposta de Trump para continuar as negociações por meio da criação de dois grupos de trabalho focados em segurança e economia.

Mais cedo, Trump definiu a conversa com Putin como “muito produtiva” em publicação na rede Truth Social. O Kremlin informou ainda que os dois presidentes combinaram que vão se comunicar novamente após o encontro do líder americano com Zelensky.

Reunião com Zelensky

A divulgação dos detalhes ocorreu enquanto Trump se encontrava com Zelensky em Mar-a-Lago, clube particular do republicano em Palm Beach, Flórida.

Durante o encontro, Trump afirmou que Rússia e Ucrânia estão próximos de finalizar as negociações para um acordo de paz.

“Estamos nas etapas finais da conversa. Se não fecharmos um acordo, essa guerra vai durar muito tempo ainda, milhões podem perder a vida, e ninguém quer isso”, declarou Trump.

O encontro aconteceu a portas fechadas no salão principal do complexo, com acompanhamento remoto de autoridades europeias.

Indagado sobre a disposição de Putin para negociar, Trump afirmou que acredita que o presidente russo “está sério” sobre encerrar o conflito, embora não tenha confirmado um acordo imediato.

Segundo o republicano, existem “elementos para um entendimento”, mas o conflito permanece difícil de solucionar. Ele ainda ressaltou que não trabalha com prazos e que seu objetivo principal é “terminar a guerra”.

Antes da reunião, Zelensky afirmou que as negociações entre Kiev e Washington avançaram no último mês e declarou esperança de que a paz seja alcançada em breve. Ele destacou que o foco do encontro é um plano de paz com 20 pontos e a definição dos próximos passos para o acordo.

O presidente ucraniano mencionou que cerca de 90% do plano já foi discutido pelas equipes dos dois países.

Veja Também