13.5 C
Brasília
sábado, 23/08/2025

Kremlin anuncia visitas de Putin às regiões ucranianas de Kherson e Lugansk

Brasília
céu limpo
13.5 ° C
13.5 °
13.5 °
62 %
1.5kmh
0 %
sáb
30 °
dom
30 °
seg
30 °
ter
30 °
qua
23 °

Em Brasília

Putin se reuniu com o comandante das forças aerotransportadas russas, general Mikhail Teplinskiy, e outros altos oficiais militares para discutir a situação nas regiões

(AFP/AFP Photo)

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, visitou as regiões de Kherson e Lugansk, no sul e leste da Ucrânia, respectivamente, para encontrar os militares que estão mobilizados como parte da operação iniciada por Moscou há mais de um ano, informou o Kremlin nesta terça-feira, 18.

“O comandante supremo das Forças Armadas da Federação da Rússia visitou o quartel-general da unidade militar ‘Dnieper'” na região de Kherson, afirmou o Kremlin em um comunicado que não revela a data da viagem.

Reunião de Putin

Putin se reuniu com o comandante das forças aerotransportadas russas, general Mikhail Teplinskiy, e outros altos oficiais militares para discutir a situação nas regiões de Kherson e Zaporizhizha, que Moscou anunciou ter anexado em setembro.

“É importante ouvir a opinião de vocês sobre a situação, escutá-los, trocar informações”, declarou Putin, segundo um vídeo divulgado pelo Kremlin.

Esta é a primeira visita do presidente russo à região de Kherson desde o início da ofensiva russa na Ucrânia, em fevereiro de 2022.

O exército russo deixou a cidade de Kherson, capital da região de mesmo nome, em novembro de 2022, para recuar até o outro lado do rio Dnieper.

Putin também visitou pela primeira vez a região de Lugansk, leste da Ucrânia, para uma reunião com membros da Guarda Nacional russa, anunciou o Kremlin.

O chefe de Estado felicitou os militares nas regiões de Kherson e Lugansk por ocasião da festa ortodoxa da Páscoa, celebrada no domingo, informou a presidência.

Em março, Putin fez visitas surpresa à Crimeia, península anexada pela Rússia em 2014, e a Mariupol, cidade portuária ucraniana cercada durante meses e tomada pelas forças russas em maio de 2022.

Veja Também