A Kepler Weber anunciou na quarta-feira, 6, que adquiriu 8.962 ações da Procer Automação S.A., empresa que controla e que é especializada em soluções digitais para o armazenamento de grãos. O valor total da compra foi de R$ 5,7 milhões. Segundo a Kepler Weber, essa aquisição fortalece sua posição na gestão da Procer e influencia a condução dos órgãos da companhia.
O negócio foi realizado com um dos sócios fundadores da Procer, seguindo um contrato firmado em 2022. A operação foi concluída após o pagamento e a transferência das ações. A empresa informou ainda que esse valor não é considerado um investimento relevante pela Lei das Sociedades Anônimas.
A Procer passou a ser controlada pela Kepler Weber em março de 2023, quando esta comprou 50% mais uma ação da empresa. Com essa nova compra, a participação da Kepler Weber na empresa catarinense, que monitora em tempo real cerca de 60 milhões de toneladas de grãos em aproximadamente duas mil unidades armazenadoras e atende mais de 1.500 clientes, cresce ainda mais.
Em maio, a Procer estabeleceu parceria com a XP Investimentos para oferecer soluções financeiras personalizadas a produtores rurais utilizando dados da sua plataforma. Um projeto piloto em Santa Catarina foi feito com cinco clientes e, de acordo com simulações internas, essa parceria pode aumentar o lucro anual da subsidiária em mais de 20%.
Esse movimento está alinhado ao ‘Plano 2030’ da Kepler Weber, que visa diversificar os negócios, expandir a presença digital e oferecer serviços além da fabricação tradicional de equipamentos de armazenagem. Atualmente, 37% do faturamento da empresa já provém dessas áreas externas ao negócio principal.