18.5 C
Brasília
sábado, 17/01/2026

Justiça inglesa confirma culpa de mineradora em desastre ambiental

Brasília
céu limpo
18.5 ° C
18.5 °
15.6 °
77 %
2.6kmh
0 %
sáb
29 °
dom
30 °
seg
25 °
ter
20 °
qua
18 °

Em Brasília

Rogério Correia, coordenador da comissão externa da Câmara dos Deputados para fiscalizar rompimentos de barragens, declarou nesta segunda-feira (17) que a decisão da Justiça da Inglaterra, que reconheceu a responsabilidade da mineradora BHP pelo rompimento da barragem de Fundão em Mariana (MG), reforça a constatação de descaso da empresa no desastre ambiental ocorrido há uma década.

Em 2015, o rompimento da barragem da Samarco, empresa controlada pela Vale e pela BHP, resultou em 19 mortes e na contaminação do rio Doce.

Em entrevista à Rádio Câmara, Rogério Correia explicou que essa decisão deve possibilitar indenizações para mais de 600 mil pessoas, incluindo comunidades e municípios afetados. No processo judicial, pleiteia-se uma reparação de R$ 230 bilhões, embora o valor final ainda dependa de cálculos posteriores.

Além disso, o pacote de reparações contempla obras de infraestrutura, a construção e aprimoramento de hospitais, ações educacionais, reflorestamento e projetos voltados à geração de emprego e renda. “Essas iniciativas fazem parte do acordo firmado aqui no Brasil”, acrescentou Correia.

Ponderou ainda que haverá duas frentes distintas de reparação: uma judicial na Inglaterra que trata das indenizações individuais, e outra no Brasil, gerida pelos recursos do próprio município. “Essas ações são independentes e não interferem entre si”, esclareceu ele.

Veja Também