24.5 C
Brasília
sábado, 08/11/2025




Justiça de SP deve decidir se polícia municipal voltará a ser chamada de GCM

Brasília
nuvens quebradas
24.5 ° C
25.6 °
24.2 °
70 %
6.7kmh
75 %
sáb
26 °
dom
26 °
seg
26 °
ter
25 °
qua
27 °

Em Brasília

João Luiz/SECOM
A “Defenda PM”, associação ligada aos oficiais militares, entrou com uma ação para que o nome não seja alterado

 

Polícia Municipal de São Paulo pode voltar a se chamar Guarda Civil Metropolitana. O caso está na Justiça. A “Defenda PM”, associação ligada aos oficiais militares, entrou com uma ação para que o nome não seja alterado, como anunciou no começo do mês o prefeito João Doria.

Segundo o órgão, a mudança é inconstitucional e pode confundir a população.

A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil também defende que chamar uma “guarda” de “polícia” engana o cidadão que acredita que o efetivo empregado é maior criando uma falsa sensação de segurança. Segundo a comissão, resulta em risco para o guarda e para o paulistano.

Já o secretário de segurança urbana defendeu que o intuito da mudança é melhorar a segurança pública.

Segundo a Prefeitura, todos os veículos da corporação ganharão adesivos com a nova denominação gradualmente. Um novo layout dos carros já foi apresentado. Na ocasião, o prefeito João Doria explicou que a mudança é uma “questão de informação”, já que a sigla GCM não é identificada por muitas pessoas.




    Veja Também