17.5 C
Brasília
terça-feira, 21/10/2025

Justiça da Colômbia libera ex-presidente Álvaro Uribe da prisão

Brasília
nublado
17.5 ° C
17.8 °
17.5 °
83 %
6.2kmh
100 %
ter
17 °
qua
23 °
qui
25 °
sex
28 °
sáb
30 °

Em Brasília

Condenado por corrupção passiva e falsificação de provas, o ex-presidente Álvaro Uribe foi absolvido pela Justiça da Colômbia e teve sua prisão revogada. A decisão foi divulgada na terça-feira (21/10) pelo Tribunal Superior de Bogotá.

Segundo a Corte, as grampos telefônicos, utilizados depois como evidências contra o ex-mandatário, foram julgados ilegais.

Em agosto, Uribe tornou-se o primeiro ex-presidente na história da Colômbia a ser condenado, depois do 44º Tribunal Distrital de Bogotá o sentenciar a 12 anos de prisão domiciliar. Ele cumpriu essa pena em casa durante cerca de 19 dias até ser liberado para recorrer da condenação.

Além disso, foi multado em US$ 578 mil e recebeu uma proibição de exercer cargos públicos por aproximadamente oito anos.

Álvaro Uribe, que governou a Colômbia de 2002 a 2010, foi investigado por supostos vínculos com grupos paramilitares ilegais da década de 1980, que combatiam guerrilhas de esquerda.

A Justiça afirma que, no decorrer do processo, Uribe teria pressionado ex-membros dessas milícias a alterarem seus depoimentos para afastá-lo das acusações.

A decisão atual é de segunda instância, o que permite a possibilidade de recurso e análise pela Corte Suprema da Colômbia.

Veja Também